terça-feira, 5 de abril de 2016

O que é a artrite idiopática juvenil?




Artrite idiopática juvenil é uma inflamação prolongada em articulações de crianças e adolescentes menores de 16 anos, sem causa conhecida.

***
Artrite idiopática juvenil é o nome que se dá a toda inflamação em articulações de crianças e adolescentes menores de 16 anos,  com duração maior que 6 semanas. Articulações são as juntas entre os ossos do corpo, como os joelhos, os cotovelos ou os nós dos dedos. Os principais sintomas que este tipo de artrite causa nas articulações são: dor, inchaço, limitação do movimento e calor no local acometido. É uma doença que pode atingir apenas algumas articulações, causando pouco prejuízo para o paciente, mas que também pode comprometer um grande numero de articulações, dificultando a movimentação e causando vários outros sintomas como: lesões de pele, ínguas, problemas de visão, febre e até mesmo dificuldades para respirar. A artrite não é uma doença que passa de pessoa para pessoa através do contato. Portanto, pacientes com artrite podem frequentar normalmente creches, escolas, clubes e piscinas. A causa deste tipo de artrite ainda é desconhecida. O profissional de saúde, ao ouvir a história clínica contada pelo paciente, saberá identificar se o paciente apresenta artrite. Este diagnóstico, em geral, requer a confirmação por um especialista (reumatologista), não sendo necessários, na maioria dos casos, exames complementares para confirmação do diagnóstico. Entretanto, exames complementares podem ser necessários para o acompanhamento do tratamento.

Referência: Dynamed [Internet]. Juvenile idiopathic arthritis. Informação atualizada em 16 set. 2015. Disponível em:  http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos.. Acesso em: 22 fev. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!