quinta-feira, 31 de março de 2016

O que é a comunicação interatrial (CIA)?


O coração é dividido em partes. A comunicação interatrial é uma abertura na parte superior do coração, desviando o sangue de um lado para o outro.

***
O coração é dividido em quatro partes, sendo as duas partes de cima chamadas de átrios. Os átrios direito e esquerdo estão separados por um tipo de parede. Durante a gravidez, pode acontecer desta parede do coração do bebê não se fechar corretamente, deixando uma abertura. Isto é o que chamamos de comunicação interatrial ou CIA. Se houver várias aberturas nesta parede ou se ela for grande, pode ocorrer desvio do sangue do lado esquerdo do coração para o lado direito. As consequências disso são muito diversas. Para algumas crianças, pode não afetar quase nada a sua vida; mas outras podem apresentar dificuldade em ganhar peso, cansaço para mamar e respiração acelerada. Se não for tratada, pode trazer riscos à saúde no futuro.

Referência: [Acess Medicine]. Tintinalli´s Emergency Medicine: A Comprehensive Study Guide. 2016. Chapter 126: Congenital and acquired pediatric heart disease. Informação atualizada em 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 28 jan. 2016.

Autor da resposta: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisores da resposta: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!